Música e emoção embalam apresentação de turma da Unidade da Ilha da Pintada

Música e emoção embalam apresentação de turma da Unidade da Ilha da Pintada

Na última quarta-feira (19/10), a sede da Unidade Projeto Pescar Ilha da Pintada, em Porto Alegre (RS), foi palco de um momento recheado de alegria com a apresentação da sua primeira turma. Inaugurada em agosto de 2022, a Unidade é a primeira da região das Ilhas da capital gaúcha.

O evento contou com a presença de Iara e Frederico Johannpeter, da Freter Participações, empresa mantenedora da Unidade, de representantes da rede de Assistência Social e Educação da região, dos familiares dos jovens integrantes do projeto, entre outros convidados.

A gerente do Programa Social Pescar, Sílvia Regina dos Santos, destacou a atuação ampliada da Fundação Projeto Pescar. “Nossa Fundação existe há 46 anos, com 65 unidades em 10 estados do Brasil. Atendemos, atualmente, mais de 1500 jovens por ano.”

Futuro de esperança

Chamados pelo educador Bruno Limeira Canal, responsável pela Unidade, os 25 jovens do curso de Desenvolvimento Pessoal e Cidadão para o Mundo do Trabalho e Informática escolheram a música “Era Uma Vez”, da cantora Kell Smith, para embalar a apresentação. A canção fala sobre a nostalgia da infância e da juventude como em um tempo em que tudo era mais feliz.

A jovem Nicole Araújo falou em nome da turma. “Queremos agradecer por todo o ensino, os momentos de diversão e os aprendizados que levaremos não só para o mundo do trabalho, mas também para a nossa vida pessoal. Vários de nós poderiam estar perdidos, com poucas chances de serem protagonistas de suas próprias vidas, mas aqui estamos, lutando juntos pelo nosso futuro e a nossa humanidade”, declarou.

Ela também apontou a marca que a primeira turma gostaria de deixar à Unidade. “Faremos uma bela história, que ficará aqui como um legado para outras unidades e futuras turmas, com o objetivo de ajudar mais jovens. Não iremos parar até nos orgulharmos de nós mesmos, criando aqui o nosso brilhante futuro.”

Em seguida, a palavra foi para Iara Johannpeter, que elogiou a disposição e o comprometimento dos jovens. “Vocês têm um caminho lindo pela frente! Isso nos entusiasma a continuar a promover ações como esta”, afirmou. Iara e Francisco Johannpeter foram homenageados com flores pela turma.

Presente aos jovens

Para homenagear os jovens, o evento foi encerrado com a apresentação da Orquestra Jovem Theatro São Pedro, regida pelo maestro Evandro Matté e pela maestrina Keliezy Severo. Ativa desde 2021, a Orquestra promove a inclusão social por meio do acesso ao desenvolvimento da linguagem musical e da técnica instrumental, trazendo a arte e a cultura como forma de desenvolvimento humano e cidadão. O repertório passeou entre músicas eruditas, clássicos nacionais e o som do pop contemporâneo, como o sucesso “Trem Bala”, de Ana Vilela.

 

Clique para Ligar
Fale por WhatsApp

Atenção! A Fundação Projeto Pescar utiliza cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar a sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site. Para mais informações acerca dos cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.


Li e aceito as políticas de privacidade.