Fundação Projeto Pescar

Somos a Fundação Projeto Pescar, uma instituição de assistência social, sem fins lucrativos, que oferece formações socioprofissionalizantes em todo o Brasil. Os cursos são gratuitos e destinados a pessoas entre 16 e 19 anos em situação de vulnerabilidade social. Nossas capacitações unem aspectos profissionais, sociais e cidadãos, porque acreditamos que mais do que ampliar as oportunidades de inserção dos jovens no mercado de trabalho, também devemos prepará-los para trilhar um caminho de autonomia, ética, respeito e solidariedade.

Contamos com a parceria de diversas empresas e organizações que entendem a sua responsabilidade na criação de um futuro melhor. Juntos, já beneficiamosmais de 36 mil jovens. Os resultados exitosos chamaram a atenção de outros países e, hoje, o programa é replicado na Argentina, no Paraguai e em Angola.

Em 1976, o empresário Geraldo Linck tomou a iniciativa de abrir as portas da sua empresa para oportunizar uma primeira formação profissional a jovens que buscavam mudar a sua realidade.

Muitos anos se passaram desde então. O mundo mudou, o Projeto Pescar também. A nossa essência, contudo, continua a mesma: somos movidos por atitudes. Por meio delas, transformamos vidas.

Propósito

Conectar conhecimentos e atitudes para transformar vidas.

Missão

Transformar vidas gerando competências e experiências inesquecíveis de aprendizado para atuação empreendedora na construção de um mundo sustentável.

Visão

Ser referência na promoção colaborativa de impacto social.

Valores

Transparência, diversidade, co-criação, responsabilidade, ética, desenvolvimento sustentável, inovação e empreendedorismo.

Linha do Tempo

1976

O empresário Geraldo Linck presencia o assalto a um idoso, no centro de Porto Alegre (RS), praticado por um jovem. Mais do que chocar, a cena provoca também seu senso de responsabilidade — a atitude se destaca também pelo cenário da época, em que a mobilização pelos direitos fundamentais ainda era embrionária.
Assim, no mesmo ano, ele cria dentro da sua empresa a Escola Técnica Linck, onde jovens em situação de vulnerabilidade social passam a ter acesso a uma primeira formação profissional. É o que viria a se tornar o Projeto Pescar.

1988

A Iochpe-Maxion cria as primeiras turmas fora da Linck. Nasce a Rede Pescar.

1995

Após muitos estudos do casal Geraldo e Rose Linck, focando na profissionalização, governança e multiplicação da ação, é criada a Fundação Projeto Pescar.

1997

A Fundação participa do Programa Piá 2000, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, com o compromisso de abrir novas Unidades em diversos municípios gaúchos.

1999

Elaboração dos primeiros princípios pedagógicos, com a participação técnica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS/PROREXT).

2001

A Fundação recebeu o Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social e foi convidada a apresentar o Pescar na sede mundial da Unesco, em Paris.

2004

A Fundação Projeto Pescar foi modelo para o Ministério da Educação (MEC), inspirando a criação do Projeto Escola de Fábrica.

2006

Tem início o Projeto Pescar no Paraguai, também por cedência de metodologia.

2007

O projeto passa a atender à obrigação legal para o cumprimento da legislação de aprendizagem profissional. A Fundação é validada como entidade formadora do Jovem Aprendiz, e certifica seus primeiros 132 aprendizes no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

2008 e 2009

São implantados os Núcleos Regionais em Santa Catarina, São Paulo, Paraná Minas Gerais e Pernambuco

2012

Tem início o Projeto Pescar em Angola, com a cedência de metodologia.

2015

Tem início o Projeto Pescar no Peru, com a cedência de metodologia.

2017

O Projeto Pescar alcança a marca de 30 mil jovens atendidos. As inscrições dos jovens passam a ser feitas de forma online.

2020

Em plena pandemia da Covid-19, a Fundação Projeto Pescar se reinventa e mantém os atendimentos aos mais de 1500 jovens de forma remota.

2020

A Fundação Projeto Pescar figura entre as vencedoras do Prêmio Melhores ONGS

2022

Inspirada pelo potencial das tecnologias digitais, a Fundação Projeto Pescar lança o Pescar 5.0, o planejamento estratégico para os anos de 2022 e 2023, que aprimora toda a organização com foco em uma meta ousada: passar a atender o dobro de jovens anualmente.

Conheça o nosso método

Nosso objetivo é preparar os jovens para enfrentar os desafios pessoais e profissionais durante sua trajetória. Para isso, ao lado de empresas e organizações, oferecemos formações em diversas áreas de conhecimento. Nossos cursos são estruturados por três aspectos igualmente importantes e complementares:

Desenvolvimento pessoal e socioafetivo:

potencializamos competências indispensáveis para que os jovens desenvolvam habilidades e atitudes próprias do mundo do trabalho e para o exercício da cidadania.

Desenvolvimento social e cidadão:

Capacitamos os jovens para conviver em sociedade, conhecendo seus direitos e deveres, tendo como fim a promoção do protagonismo e a geração de impactos positivos no cotidiano.

Desenvolvimento técnico e profissional:

Orientamos em uma formação inicial, promovendo competências gerais que permitam aos jovens vislumbrarem diferentes possibilidades de atuação no mundo do trabalho.

00

Mantenedores de Rede e Institucionais

+

00

Pessoas atuando na rede

+

00

Jovens atendidos em 2022

+

00

jovens atendidos em toda a história do Pescar

+
Clique para Ligar
Fale por WhatsApp

Atenção! A Fundação Projeto Pescar utiliza cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar a sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site. Para mais informações acerca dos cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.


Li e aceito as políticas de privacidade.