Transformando vidas: a formação socioprofissionalizante como forma de desafiar a realidade

Transformando vidas: a formação socioprofissionalizante como forma de desafiar a realidade

Consciência, ética, responsabilidade e comprometimento são competências que, juntas, preparam pessoas para estabelecer relações positivas com o mundo, seja no âmbito pessoal, profissional ou da cidadania. A pandemia da Covid-19 evidenciou a fragilidade do mundo e, com isso, a necessidade de fixarmos esses princípios como pilares das nossas interações. E quanto mais cedo os aprendermos e cultivarmos, melhor.

A Fundação Projeto Pescar encontrou na formação socioprofissionalizante de jovens em situação de vulnerabilidade social uma maneira de desenvolver esses conceitos e transformá-los em atitudes. É por meio da capacitação que o jovem vira cidadão do mundo: mais do que estar preparado tecnicamente e ser auxiliado na sua inserção no mundo do trabalho, quem participa do Projeto Pescar desenvolve autonomia, protagonismo e pensamento crítico. A juventude é o centro de tudo, afinal, este é o grupo que tem nas mãos a responsabilidade de tomar decisões sobre o nosso futuro.

Como fazemos

O Método do Programa Social Pescar de Iniciação Profissional é estruturado a partir de dois aspectos igualmente importantes e complementares na aprendizagem do jovem: desenvolvimento pessoal e profissional. Metade da carga horária total (50%) é destinada à formação profissionalizante, com o desenvolvimento de conhecimentos técnicos específicos do curso escolhido. As formações estão dispostas em seis eixos tecnológicos: Gestão e Negócios, Manutenção, Produção e Processos, Ambiente e Saúde, Informação e Comunicação e Petróleo e Gás.

Já os outros 50% da carga horária são dedicados à formação do jovem nos aspectos de desenvolvimento pessoal e cidadão, trabalhando questões como autoconhecimento, família, saúde, sustentabilidade, vivências, relacionamento interpessoal, gestão do tempo e aprendizagem autônoma. Esses dois âmbitos formativos se efetivam na articulação constante entre teoria e prática.

Vivência nas empresas

Tudo isso acontece dentro das empresas e organizações parceiras da Fundação Projeto Pescar espalhadas pelo Brasil – são 65 Unidades em 10 estados. A colaboração inicia no momento da constituição da Unidade, com a decisão conjunta do tipo de formação que será ofertadao. As parceiras também cedem seu espaço à Fundação, onde é montada uma sala de atividades totalmente pensada para as dinâmicas que serão aplicadas na Unidade.

Já integrados, os jovens participam de vivências que permitem aprendizagens significativas sobre o funcionamento daquele ambiente profissional, podendo passar por diversos setores e conviver com as rotinas de cada um. Trata-se de um tempo de descobertas: tomar gosto por algum aspecto do trabalho ou se interessar por alguma área específica, descobrir novas possibilidades de atuação e novos ofícios.

O legado do Pescar: o jovem muda o mundo

Participar do Projeto Pescar representa, desde os primeiros meses, uma virada de chave na vida dos jovens. Imersos no mundo do trabalho, os jovens do Pescar trabalham também suas relações interpessoais, seu pensamento crítico e a sua capacidade de se colocar como promotor de mudanças, seja nas próprias vidas, seja nas vidas de suas famílias e comunidades. O mundo, agora, é outro: um lugar de infinitas possibilidades, onde ele pode ser quem ele quiser.

É o poder transformador do jovem que a Fundação Projeto Pescar defende com a campanha Doe Um Futuro Melhor, voltada à captação de recursos para a continuidade do projeto. Em 2022, o terceiro ano da campanha, o mote é O Jovem Muda o Mundo, e aponta a juventude como motor da mudança para um amanhã mais cidadão e menos desigual.

Com abrangência nacional, a campanha de arrecadação segue até 31 de dezembro de 2022 e é voltada a pessoas físicas (PF) e jurídicas (PJ). A captação se dá por três formas: pelo Imposto de Renda, por meio do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (Funcriança) – pessoas físicas podem destinar até 6% do imposto devido, e pessoas jurídicas até 1% –, pelo programa de benefícios da Nota Fiscal Gaúcha (NFG) – exclusivo para doadores do Rio Grande do Sul – e por doações diretas pelo PIX da Fundação.

A Fundação Projeto Pescar acredita que o poder transformador está nas mãos dos jovens, e trabalha diariamente para formar pessoas críticas, propositivas, motivadas e atentas ao seu entorno, capazes de mudar a sua realidade e a realidade do próximo. São esses os protagonistas da mudança, as pessoas que precisam ser apoiadas para que seja possível vislumbrar um novo caminho.

Para saber mais sobre a campanha e saber como é possível ajudar os nossos jovens a construir um futuro melhor, basta acessar o site ou acompanhar as publicações da Fundação no Facebook, Instagram e Linkedin. 

Clique para Ligar
Fale por WhatsApp

Atenção! A Fundação Projeto Pescar utiliza cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar a sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site. Para mais informações acerca dos cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.


Li e aceito as políticas de privacidade.