Último informe | Acompanhe a trajetória e o fechamento da campanha SOS Pescar - RS

Último informe | Acompanhe a trajetória e o fechamento da campanha SOS Pescar - RS

Depois de dois meses inteiros de trabalho e dedicação, estamos encerrando a Campanha SOS Pescar – RS. Confira nossas ações para ajudar jovens e colaboradores atingidos pelas enchentes. 




Situada na Zona Norte de Porto Alegre, próxima ao Aeroporto Internacional Salgado Filho, nossa sede administrativa ficou alagada. Perdemos todo o nosso mobiliário, assim como arquivos importantes, livros, itens pessoais dos funcionários, entre outros fragmentos que compõem a nossa história de transformação.

Ainda assim, conseguimos recuperar alguns eletrônicos, eletrodomésticos, premiações que recebemos ao longo dos anos, que serão essenciais para o nosso recomeço.

O espaço foi totalmente higienizado e agora será o Centro de Distribuição do Projeto Pescar para as inúmeras doações que ainda estão chegando.

Anunciamos, no início de 2024, a construção do Hub Pescar de Execução e Inovação, nossa nova sede. A sua finalização está prevista para ainda este ano. Enquanto isso, a equipe técnica segue trabalhando em home office para garantir a continuidade do nosso projeto. 


Nossos funcionários e suas famílias estão entre os afetados pelas enchentes. Diante da situação crítica, nossa prioridade foi garantir a segurança de todos, viabilizando recursos para que pudessem se reorganizar e se reerguer.

Além do encaminhamento de doações, liberamos de forma antecipada o adiantamento do décimo terceiro, bem como adiantamos o período de férias dos atingidos.

E mesmo antes da finalização do acordo coletivo da categoria com o sindicato, antecipamos o dissídio para todos. Também passamos a pagar um auxílio emergencial aos colaboradores impossibilitados de trabalhar presencialmente, para custear a operação em home office. 

Nossos jovens gaúchos foram severamente impactados pelas enchentes. Por isso, suspendemos as atividades presenciais em regiões atingidas por todo o mês de maio.

Assim como no caso dos colaboradores, nossa prioridade era garantir a segurança dos jovens e de suas famílias onde quer que estivessem – muitos se encontravam em casas improvisadas, com familiares ou em abrigos espalhados pelo estado.

           

Os Educadores Sociais, amparados pela coordenação do Programa Social Pescar, estavam em constante contato, verificando necessidades e urgências de todos os afetados, mapeando o cenário para que pudéssemos viabilizar doações para todos.

Aos poucos, Unidades foram retomando suas atividades, algumas voltando aos seus espaços, outras trabalhando de forma remota. Em junho, conseguimos salas com parceiros do Tecnopuc e Faculdade Dom Bosco para dar continuidade aos encontros presenciais para as turmas que ainda não podem contar com o espaço próprio.

O desafio operacional foi grande, mas entendemos a importância da retomada das atividades não apenas como a continuidade do aprendizado, mas também enquanto um espaço de apoio, acolhida e pertencimento.   

Nestes dois meses de trabalho, cruzamos em nosso caminho com diversas pessoas, organizações e empresas dispostas a ajudar. As doações em dinheiro, via PIX, foram somadas aos milhares de itens doados neste movimento de solidariedade. Muitos parceiros também foram essenciais na questão de logística e de guarda dos materiais recebidos.

Nossa eterna gratidão a todas as pessoas que identificaram no nosso trabalho a seriedade e a força necessária para fazer a ajuda chegar em quem mais precisava.

Gostaríamos de agradecer imensamente a quem contribuiu para a campanha SOS Pescar - RS com doações via PIX.

Dissemos, no início, que cada doação conta, e não mentimos: o montante recebido fez total diferença e nos deu as condições necessárias para estender a mão aos atingidos da nossa rede.

Um agradecimento especial aos parceiros:

Acipi, AGCO, Associação Leopoldina Juvenil, Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros), Banco de Alimentos de Porto Alegre, Condomínio Jardim do Lago, Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul (Cremers), Clube Farrapos, Copeland, CTG Veteranos, Ellos Esporte & Lazer, Faculdade Dom Bosco, Federação das Fundações e Associações do Rio Grande do Sul (Fundars), FM Logistic, Fundação Fritz Müller, GHT Atitude, Instituto Caldeira, Instituto Cultural Floresta, Instituto Lojas Renner, Instituto Unicred, IPV7, Juliano Rosa, Midea Carrier, Prefeitura de Guaíba, Prefeitura de Canoas, SESI Canoas, Sindicato Médico do RS (Simers), Tecnopuc, Termolar, ZF do Brasil, 35 CTG. 


Com início em maio de 2024, a campanha SOS Pescar-RS viajou por todo o Brasil em um movimento de união e solidariedade.

Na somatória de valores, entre doações em dinheiro e em itens básicos, arrecadamos, até a data de hoje (5/7), cerca de R$ 285,6 mil, que já ajudaram no momento de urgência e vão continuar ajudando neste período de reconstrução.

O saldo disponibilizado foi investido na compra de itens básicos essenciais para jovens, colaboradores e suas famílias, bem como no deslocamento até os abrigos para a entrega dos itens e na higienização da sede para receber todo o material doado. 

O trabalho ainda não acabou. Existe muito a ser feito, a ser reconstruído. Novas necessidades vão continuar surgindo, sabemos. Enquanto organização de assistência social, nosso compromisso é continuar cuidando das pessoas.

Carregamos o propósito de transformar vidas e assim seguiremos. 

Nossa aposta para o futuro é, justamente, fortalecer o que fazemos de melhor: além de dar o peixe, também ensinar a pescar. Vamos continuar promovendo oportunidades, incentivando, acreditando na educação como a força necessária para nos levar a um mundo melhor.

 

Clique para Ligar
Fale por WhatsApp

Atenção! A Fundação Projeto Pescar utiliza cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar a sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site. Para mais informações acerca dos cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.


Li e aceito as políticas de privacidade.